Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2019

Montagem do foguete ( parte 3)

Ontem, dia 22/05, foi realizado pelo Gabriel de Barros um foguete. A montagem foi feita da mesma maneira que os outros foguetes  e ele será utilizado somente para teste. Segue algumas imagens:

Perguntas sobre o trabalho - sala

Hoje, dia 21/05 o professor pediu algumas perguntas sobre o trabalho para ver a situação dos grupos em relação ao desenvolvimento. 1º Parte: O que temos pronto? Bomba- sim Foguete- sim Paraquedas-  não, apenas o tecido cortado. Base- sim, apenas com um problema na trava * O que falta? Está faltando comprar novos tecidos para a realização de novos paraquedas e também fazer de vários tamanhos e testar, pois qual está feito estamos achando grande, falta também montar outros foguetes para deixarmos como reserva e por fim, falta resolver o problema da trava. 2º Parte: Bomba Manômetro- não Unidade- não tem Como transformar no SI- não tem como a gente fazer Força- Comparação- Vamos pensar! *A nossa bomba é bem simples!  3º Parte: O que cada integrante fez até agora Amanda( função: base): primeiramente, montou o blog e é responsável pelas postagens. Depois começou a procurar vídeos para ter noção de como construir a base, teve como amparo o vídeo que está no blog no profe

Pesquisa - parte 3 (conclusão)

A partir dos textos lidos em vários sites o grupo chegou na seguinte conclusão:  Quem inventou o primeiro modelo de avião foram os irmãos Wright, eles realizaram experimentos 3 anos antes do avião apresentado por Dumont, porém foi apresentado para um grupo pequeno. O primeiro voo apresentado pelos irmãos foi o  Flyer I, no dia 17 de dezembro de 1903, entretanto, o avião não atendia um dos critérios do Aeroclube da França, que era decolar e pousar por conta própria. O avião deles precisava de vento forte, trilhos e catapultas. Sendo assim, os irmãos  Wright são considerados os primeiros inventores do avião pelo Estados Unidos. No Brasil, a história possui outra versão, para os brasileiros quem foi o inventor do avião foi Santos Dumont com sua invenção o 14-Bis. No dia 23 de outubro de 1906 ele apresentou seu avião e voou em Paris. Dessa forma, os irmãos criaram o primeiro modelo e realizaram experimentos porém para decolar sempre com certa ajuda, já Dumont criou um avião em pudesse sai

Pesquisa - parte 2 ( links)

Para o desenvolvimento da pesquisa lemos alguns sites, segue o link de cada site: https://canalpiloto.com.br/santos-dumont-x-irmaos-wright-afinal-quem-inventou-o-aviao/ https://www.hipercultura.com/santos-dumont-ou-irmaos-wright/ https://timfazciencia.com.br/noticias/santos-dumont-foi-mesmo-quem-inventou-o-aviao/ A partir dos textos lidos o grupo vai se reunir na escola e vai fazer uma conclusão, expondo a nossa opinião de quem foi o primeiro inventor do avião.

Orientações do professor

Hoje o professor Maurício conversou com a sala sobre a base e alguns detalhes sobre segurança. Bom foi comentado que a base terá que estar pronta até o fim do mês, a mangueira terá que ter pelo menos 3 metros para evitar algum acidente e também foi falado sobre a trava. Qualquer problema que ocorrer quem será o responsável é o chefe de segurança, por está razão, foi solicitado pelo professor desde o começo do ano as funções de cada integrante. Outro ocorrido foi que o grupo foi conversar com o professor a respeito da trava, pois a trava que fizemos não deu certo, quando atingiu uma certa pressão o foguete simplesmente saiu. O professor deu algumas dicas e vamos aplica-las e tentar resolver o problema.

Lançamento - teste

Hoje, dia 05/05 foi realizado um teste de lançamento. Em um primeiro momento esse teste só foi realizado para observar se tudo estava funcionando corretamente, principalmente a base, se com a pressão nada iria soltar, na mangueira observamos se a rolha e o bico de bicicleta deram certo. Este teste serviu também para verificar a quantidade de água a ser colocada.

Sistema de Trava

Para aumentar a pressão e também a segurança o nosso grupo decidiu um sistema de trava para o lançamento do foguete. A trava foi feita da seguinte forma: 1)PASSO: na ponta da mangueira em que se encontra a rolha foi colocado varias abraçadeiras de plástico, enforca gato, popularmente conhecido. Posicionamos da maneira que desejamos e passamos fita isolante para prender. 2) PASSO: Colocamos o cano para ver se encaixou certinho.  3)PASSO: no cano foi feito dois furos para se amarrar um pedaço de barbante. Isso foi feito para que quando atingisse certa pressão puxasse o barbante e a trava iria se soltar. (No momento, não tinha barbante utilizamos um pedaço de fio só para fazer um teste) 

Base (parte 2)

Foi realizado a montagem da primeira base, porém, com os problemas encontrados o grupo se reuniu e decidiu realizar outro tipo de base. A nova base vai ser feita de canos, pois o grupo achou mais fácil de montar além de que já fica em uma posição boa para o foguete. A base fica no formato de um tripé. Materiais:  1 metro de cano 3/4, cortado em 8 pedaços com 12cm cada 3 tampões de 3/4 2 T's de 3/4 3 cotovelos de 3/4 de 45º  1) PASSO: lixar os canos. 2)PASSO: Depois de lixar, encaixar um tampão e um cotovelo utilizando dois canos. Segue a imagem:  3) PASSO: fazer três desse tipo. ( Além de encaixados estão colados)  4)PASSO: em um dos T's é preciso fazer um furo para passar a mangueira.  5)PASSO: encaixar no cano em T dois canos, um na parte superior e o outro na lateral.  6)PASSO: Juntando todas as peças, forma-se um tripe. Conforme a imagem a seguir:  7)PASSO: Tendo em vista o furo feito em um dos T's é p