Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2019

Teste do foguete - em sala

Hoje, terça- feira dia 23 de abril, foi realizado o teste do foguete em sala de aula junto com o prof  Maurício. Houve um problema em muitos grupos em que o foguete não girava certo, pois o fundo da garrafa tinha que vir primeiro e em muitos casos a boca da garrafa vinha primeiro. Em relação ao nosso grupo deu certo, o teste foi realizado pelo responsável pelo foguete, o Gabriel Barbosa. O prof comentou como solução para a instabilidade achar o centro de pressão e centro de massa dos foguetes.

Teste do foguete

O prof. Maurício comentou na sala sobre um teste que vamos ter que realizar. Esse teste consiste em amarrar um pedaço de barbante no foguete e começar um movimento giratório em cima da cabeça. O objetivo desse teste é verificar a estabilidade do foguete. Realizamos alguns testes e vamos mostrar a seguir: * De acordo com a posição e a forma da aleta, o CP ( centro de gravidade) é mais para trás. É o que ocorre com o nosso foguete. * Muitas vezes o que se faz para corrigir a instabilidade é ajustando o CP, corrigi-se colocando mais para trás de acordo com a posição e forma das aletas ou colocando mais para frente, adicionando um peso ao "nariz" do foguete, uma bexiga com um pouco de água na parte superior, por exemplo. Realização do teste: 

Aletas do foguete

Nosso objetivo é buscar algo duro para fazer as asas, então p ara se realizar as asas do foguete pensamos em utilizar capa de caderno ou algum plástico duro. Fizemos alguns moldes e resolvemos utilizar o plástico duro ( pegamos de um fichário).  Anteriormente, achávamos que não daria certo pois ficaria "mole" mas, ao contrário do que pensamos deu super certo e a asa ficou certinha no lugar. A montagem da asa foi feita de acordo com as imagens a seguir: 1) PASSO: Foi feito o molde 2) PASSO: Cortamos o molde. 3) PASSO:  Encaixamos no foguete.  4) PASSO: Cortamos um pedaço da asa No final, a asa ficou dessa maneira. 

Montagem do foguete (parte 2)

O responsável pelo foguete terá que realizar um teste em sala de aula pedido pelo prof. Maurício, que consiste em amarrar um barbante no foguete e gira-lo em cima da cabeça. O professor comentou sobre esse teste a algumas semanas, o Gabriel Barbosa, que é responsável pelo foguete começou a construção desde então. Materiais: 2 garrafas pet's de  600ml  Capa de caderno/ plástico duro (asa)  1) PASSO: Corta-se a boca e o fundo de uma das garrafas, sobrando apenas a parte do meio. Sendo assim, encaixe está parte do meio cortada na outra garrafa e coloque fita isolante ou durex para não soltar. Pensamos também em criar uma ponta para o foguete, utilizando a parte de cima que sobrou de uma das garrafas, porém não deu certo pois dificultou o encaixe. Decidimos então não fazer o "bico" do foguete. 

Dificuldades na montagem da base

No dia 4 de abril começou a montagem da base. Tivemos como amparo o vídeo que está no blog do prof. Maurício e que está no nosso blog também, porém, encontramos dificuldades em montar. Havia três problemas: o primeiro foi encontrar uma madeira boa (achamos cinco tipos de madeira com espessuras diferentes), o segundo foi conseguir parar o cano em T, devido o prego ser muito grande causou este problema e os parafusos também não deram certo e o terceiro problema foi encontrar algo que dê sustentação a esta base, pois é uma base muito leve então precisa estar preso a algo mais pesado na hora do lançamento ( pensamos em usar um tijolo para isso ou utilizar uma madeira bem grossa e pesada) 1) passo: furamos a madeira Furou três tipos de madeira e tentamos montar com as diferentes espessuras de madeira, porém, o prego que usou era muito grande e não parava o cano em T e também tentamos com parafusos mas o problema persistiu, como dito anteriormente. 2) passo: encaixar os pregos/ p

Montagem do foguete ( parte 1)

Como está dito no blog, todo os integrantes do grupo poderiam realizar a construção de um foguete. Sendo assim, em um primeiro momento foi realizado a construção de um foguete de garrafa pet (600ml) de guaraná. Esse foguete vai ser usado para a realização de testes. 1) PASSO:  Cortou-se uma das garrafas, separando-a em três partes: o bico da garrafa, o meio, e o "pé" da garrafa. As partes mais importantes são o bico e o meio da garrafa. Dessa forma, foi encaixado a parte do meio no bico da outra garrafa e prendeu-se com uma fita, conforme as imagens:  (A parte do meio que foi cortada parece ser pequena pois precisou cortar um pouco mais para a garrafa poder parar em pé e também encaixar na rola e na trava).  2) PASSO:  O bico da garrafa cortada vai ser encaixado no "pé" da outra garrafa. Isso será feito para poder formar uma ponta para a foguete, conforme as imagens: 

Base ( parte 1)

Conseguimos alguns materiais para a base. Nós vamos utilizar um pedaço de madeira em que vai prender um cano em formato em T por 4 pregos/ parafusos, uma mangueira que vai passar dentro do cano e em uma das pontas vai estar encaixado uma rolha e na outra junto a abraçadeira o bico de bicicleta que depois será usado para prender na bomba. Junto a mangueira vai estar preso várias abraçadeiras de plástico e um cano branco, servindo como trava.