Pular para o conteúdo principal

Dificuldades na montagem da base

No dia 4 de abril começou a montagem da base. Tivemos como amparo o vídeo que está no blog do prof. Maurício e que está no nosso blog também, porém, encontramos dificuldades em montar. Havia três problemas: o primeiro foi encontrar uma madeira boa (achamos cinco tipos de madeira com espessuras diferentes), o segundo foi conseguir parar o cano em T, devido o prego ser muito grande causou este problema e os parafusos também não deram certo e o terceiro problema foi encontrar algo que dê sustentação a esta base, pois é uma base muito leve então precisa estar preso a algo mais pesado na hora do lançamento ( pensamos em usar um tijolo para isso ou utilizar uma madeira bem grossa e pesada)



1) passo: furamos a madeira
Furou três tipos de madeira e tentamos montar com as diferentes espessuras de madeira, porém, o prego que usou era muito grande e não parava o cano em T e também tentamos com parafusos mas o problema persistiu, como dito anteriormente.


2) passo: encaixar os pregos/ parafusos:
Deu certo encaixar os pregos mas o único problema foi que o cano em T não ficou totalmente intacto, dependendo do lugar onde esbarrava o cano mexia e principalmente quando se colocou a mangueira ele deu uma subida, então achamos melhor não fazer dessa maneira pois com a pressão exercida no momento do lançamento poderia fazer com que soltasse o cano. Outro fator, foi que tanto os pregos quanto o parafusos ficaram meio "soltos" e poderia ocorrer deles caírem mas como solução pensamos em colocar fita por baixo.





3) passo: colocar a mangueira 
Quando colocou a mangueira o cano que já estava meio solto ficou ainda mais, ficamos com medo de soltar de uma vez na hora do lançamento. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento - teste

Hoje, dia 05/05 foi realizado um teste de lançamento. Em um primeiro momento esse teste só foi realizado para observar se tudo estava funcionando corretamente, principalmente a base, se com a pressão nada iria soltar, na mangueira observamos se a rolha e o bico de bicicleta deram certo. Este teste serviu também para verificar a quantidade de água a ser colocada.

Sistema de Trava

Para aumentar a pressão e também a segurança o nosso grupo decidiu um sistema de trava para o lançamento do foguete. A trava foi feita da seguinte forma: 1)PASSO: na ponta da mangueira em que se encontra a rolha foi colocado varias abraçadeiras de plástico, enforca gato, popularmente conhecido. Posicionamos da maneira que desejamos e passamos fita isolante para prender. 2) PASSO: Colocamos o cano para ver se encaixou certinho.  3)PASSO: no cano foi feito dois furos para se amarrar um pedaço de barbante. Isso foi feito para que quando atingisse certa pressão puxasse o barbante e a trava iria se soltar. (No momento, não tinha barbante utilizamos um pedaço de fio só para fazer um teste) 

Montagem do foguete ( parte 1)

Como está dito no blog, todo os integrantes do grupo poderiam realizar a construção de um foguete. Sendo assim, em um primeiro momento foi realizado a construção de um foguete de garrafa pet (600ml) de guaraná. Esse foguete vai ser usado para a realização de testes. 1) PASSO:  Cortou-se uma das garrafas, separando-a em três partes: o bico da garrafa, o meio, e o "pé" da garrafa. As partes mais importantes são o bico e o meio da garrafa. Dessa forma, foi encaixado a parte do meio no bico da outra garrafa e prendeu-se com uma fita, conforme as imagens:  (A parte do meio que foi cortada parece ser pequena pois precisou cortar um pouco mais para a garrafa poder parar em pé e também encaixar na rola e na trava).  2) PASSO:  O bico da garrafa cortada vai ser encaixado no "pé" da outra garrafa. Isso será feito para poder formar uma ponta para a foguete, conforme as imagens: