Pular para o conteúdo principal

Dificuldades na montagem da base

No dia 4 de abril começou a montagem da base. Tivemos como amparo o vídeo que está no blog do prof. Maurício e que está no nosso blog também, porém, encontramos dificuldades em montar. Havia três problemas: o primeiro foi encontrar uma madeira boa (achamos cinco tipos de madeira com espessuras diferentes), o segundo foi conseguir parar o cano em T, devido o prego ser muito grande causou este problema e os parafusos também não deram certo e o terceiro problema foi encontrar algo que dê sustentação a esta base, pois é uma base muito leve então precisa estar preso a algo mais pesado na hora do lançamento ( pensamos em usar um tijolo para isso ou utilizar uma madeira bem grossa e pesada)



1) passo: furamos a madeira
Furou três tipos de madeira e tentamos montar com as diferentes espessuras de madeira, porém, o prego que usou era muito grande e não parava o cano em T e também tentamos com parafusos mas o problema persistiu, como dito anteriormente.


2) passo: encaixar os pregos/ parafusos:
Deu certo encaixar os pregos mas o único problema foi que o cano em T não ficou totalmente intacto, dependendo do lugar onde esbarrava o cano mexia e principalmente quando se colocou a mangueira ele deu uma subida, então achamos melhor não fazer dessa maneira pois com a pressão exercida no momento do lançamento poderia fazer com que soltasse o cano. Outro fator, foi que tanto os pregos quanto o parafusos ficaram meio "soltos" e poderia ocorrer deles caírem mas como solução pensamos em colocar fita por baixo.





3) passo: colocar a mangueira 
Quando colocou a mangueira o cano que já estava meio solto ficou ainda mais, ficamos com medo de soltar de uma vez na hora do lançamento. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste do foguete

O prof. Maurício comentou na sala sobre um teste que vamos ter que realizar. Esse teste consiste em amarrar um pedaço de barbante no foguete e começar um movimento giratório em cima da cabeça. O objetivo desse teste é verificar a estabilidade do foguete. Realizamos alguns testes e vamos mostrar a seguir: * De acordo com a posição e a forma da aleta, o CP ( centro de gravidade) é mais para trás. É o que ocorre com o nosso foguete. * Muitas vezes o que se faz para corrigir a instabilidade é ajustando o CP, corrigi-se colocando mais para trás de acordo com a posição e forma das aletas ou colocando mais para frente, adicionando um peso ao "nariz" do foguete, uma bexiga com um pouco de água na parte superior, por exemplo. Realização do teste: 

Referências

Para fazer o projeto do robô gladiador nós tivemos como referência as publicações feitas no blog do professor ( projeto e dimensões). Nós também olhamos blog de grupo de anos anteriores para ver como fizeram e desse este ano também, assim tudo que pudesse nós ajudar a gente utilizou! Procuramos também vídeos no YouTube mas nenhum serviu. Outra coisa que nós ajudou foi o tutorial que veio junto com o kit do Bettoni. Abaixo está os sites em que tivemos algumas das referências: http://falandofisicamente.blogspot.com/2012/06/relatorio-robo-gladiador.html http://eureka--eureka.blogspot.com/2012/06/relatorio-robo-gladiador.html http://ograndefisico.blogspot.com/2012/06/relatorio-do-robo-gladiador.html http://fisicaidesa3.blogspot.com/2019/01/trabalhos-2019-robo-gladiador.html https://www.sofisica.com.br/ http://fisica-idesa-3a-2013.blogspot.com/2013/06/relatorio-robo-gladiador.html http://www.algosobre.com.br/fisica/pressao.html