Pular para o conteúdo principal

Base (parte 2)

Foi realizado a montagem da primeira base, porém, com os problemas encontrados o grupo se reuniu e decidiu realizar outro tipo de base. A nova base vai ser feita de canos, pois o grupo achou mais fácil de montar além de que já fica em uma posição boa para o foguete. A base fica no formato de um tripé.

Materiais:
  •  1 metro de cano 3/4, cortado em 8 pedaços com 12cm cada
  • 3 tampões de 3/4
  • 2 T's de 3/4
  • 3 cotovelos de 3/4 de 45º 






1) PASSO: lixar os canos.
2)PASSO: Depois de lixar, encaixar um tampão e um cotovelo utilizando dois canos. Segue a imagem: 

3) PASSO: fazer três desse tipo. ( Além de encaixados estão colados) 


4)PASSO: em um dos T's é preciso fazer um furo para passar a mangueira. 


5)PASSO: encaixar no cano em T dois canos, um na parte superior e o outro na lateral. 

6)PASSO: Juntando todas as peças, forma-se um tripe. Conforme a imagem a seguir: 


7)PASSO: Tendo em vista o furo feito em um dos T's é preciso passar a mangueira até o cano superior, conforme a imagem: 


8)PASSO: Na mangueira, em uma ponta vai estar colocado a rolha e na outra ponta vai estar colocado o bico de bicicleta. 






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lançamento - teste

Hoje, dia 05/05 foi realizado um teste de lançamento. Em um primeiro momento esse teste só foi realizado para observar se tudo estava funcionando corretamente, principalmente a base, se com a pressão nada iria soltar, na mangueira observamos se a rolha e o bico de bicicleta deram certo. Este teste serviu também para verificar a quantidade de água a ser colocada.

Sistema de Trava

Para aumentar a pressão e também a segurança o nosso grupo decidiu um sistema de trava para o lançamento do foguete. A trava foi feita da seguinte forma: 1)PASSO: na ponta da mangueira em que se encontra a rolha foi colocado varias abraçadeiras de plástico, enforca gato, popularmente conhecido. Posicionamos da maneira que desejamos e passamos fita isolante para prender. 2) PASSO: Colocamos o cano para ver se encaixou certinho.  3)PASSO: no cano foi feito dois furos para se amarrar um pedaço de barbante. Isso foi feito para que quando atingisse certa pressão puxasse o barbante e a trava iria se soltar. (No momento, não tinha barbante utilizamos um pedaço de fio só para fazer um teste) 

Montagem do foguete ( parte 1)

Como está dito no blog, todo os integrantes do grupo poderiam realizar a construção de um foguete. Sendo assim, em um primeiro momento foi realizado a construção de um foguete de garrafa pet (600ml) de guaraná. Esse foguete vai ser usado para a realização de testes. 1) PASSO:  Cortou-se uma das garrafas, separando-a em três partes: o bico da garrafa, o meio, e o "pé" da garrafa. As partes mais importantes são o bico e o meio da garrafa. Dessa forma, foi encaixado a parte do meio no bico da outra garrafa e prendeu-se com uma fita, conforme as imagens:  (A parte do meio que foi cortada parece ser pequena pois precisou cortar um pouco mais para a garrafa poder parar em pé e também encaixar na rola e na trava).  2) PASSO:  O bico da garrafa cortada vai ser encaixado no "pé" da outra garrafa. Isso será feito para poder formar uma ponta para a foguete, conforme as imagens: